HISBA- ATIVIDADE AVALIATIVA 2

ATENÇÃO!

ESTA ATIVIDADE SÓ DEVERÁ SER REALIZADA PELAS TURMAS QUE ESTAVAM COM AULAS DE HISBA COM A PROFESSORA REGINA E AGORA ESSAS AULAS ESTÃO COM O PROFESSOR PRETO RIC.

Esta avaliação vale de 0 até 3,0 pontos e deverá ser entregue no caderno EM FOLHA DESTACÁVEL na próxima aula entre os dias 12 e 16 de maio.

Não será aceito entrega fora do prazo!

Orientação:

Assista ao filme documentário “Guerras do Brasil .doc” para responder as perguntas a seguir.

Orientação:

Assista ao filme documentário “Guerras do Brasil .doc” para responder as perguntas a seguir.

LEMBRE-SE DE COPIAR AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO E ENTÃO ACRESCENTAR AS RESPOSTAS.

QUESTÃO 1: Quando Ailton Krenak afirma que o “Brasil não existiu e sim é uma invenção“. Por que ele fez esta afirmação? Explique.


QUESTÃO 2: Quando Ailton Krenak diz “(…) nós estamos invadidos agora.“, a quem ele se refere? Explique o que significa essa “invasão”?


QUESTÃO 3: Ailton Krenak afirma que “(…) não teve um evento fundador do Brasil.” O que ele quis dizer com isto? E como isto pode nos ajudar a compreender melhor a nossa História?


QUESTÃO 4: Qual a principal diferença entre a mentalidade dos povos originários (indígenas) e o povo europeu (portugueses)?


QUESTÃO 5: Quando Portugal resolve ocupar o território brasileiro, quais são suas principais ações. E como isso afeta os povos originários?


QUESTÃO 6: Ailton Krenak afirma que os indígenas, em dado momento, começaram a queimar os engenhos de cana-de-açúcar. Qual foi o principal motivo que levou a isso?


QUESTÃO 7: Os indígenas foram escravizados pelos portugueses com base nas suas leis, o que chamaram de “guerra justa“. O que significa esse termo e como isso impactou no povos indígenas?


QUESTÃO 8: Uma das estratégias dos invasores portugueses foi proliferar doenças (comuns aos europeus) e isso matou milhares de indígenas. Qual foi a impressão que os povos indígenas tiveram com o número gigante de mortes acontecendo?


QUESTÃO 9: Por que os próprios portugueses, ao tomarem conhecimento do enorme número de mortes de indígenas nas guerras contra o portugueses que se estabeleceram no Brasil, lamentam o acontecido?


QUESTÃO 10: Segundo o relatório da Comissão da Verdade, durante a Ditatura Civil-Militar no Brasil de 1964 que durou 21 anos até 1985, cerca de 8.350 indígenas foram assassinados por militares ou civis alinhados com a Ditadura. A afirmação de que a guerra contra os indígenas é contínua, ou seja, não parou desde a invasão dos europeus nos leva a uma reflexão que está baseada nos fatores econômicos. Qual seria essa reflexão?