GMESOM - Aula 9

ATIVIDADE FINAL: CRIAÇÃO, EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PODCAST

Objetivo:

Colocar em prática o aprendizado teórico acumulado ao longo das unidades anteriores.

Para isto, a turma terá como atividade de avaliação única a criação, edição e publicação de um episódio de podcast. 

ORIENTAÇÕES PARA CRIAÇÃO DO PODCAST

A turma será organizada em grupos entre 5 (cinco) e 6 (seis) estudantes participantes.

Cada grupo deverá escolher um tema disponibilizado em sala e desenvolver seu trabalho a partir das pesquisas pertinentes ao assunto temático.

A duração ideal para cada episódio do podcast é de 15 (quinze) minutos.

Temas disponibilizados:

  1. Cibercultura e as trasnformações dos valores sociais. O que mudou? Por que pode ter mudado? Quais os impactos dessas prováveis mudanças?
  2. Globalização, sociedades conectadas. Do “Chaves” ao “Dorama”. Como alguns aspectos culturais existentes podem transformar nossa Cultura?
  3. O advento da popularização das chamadas IAs promete transformações profundas nas formas como aprendemos as coisas. Até que ponto devemos considerar essas ferramentas tecnológicas como essenciais?
  4. Nomofobia e vários outros transtornos modernos associados ao uso de telas de dispositivos móveis. É possível imaginar viver desconectado(a) da Internet e sem celular?
  5. Estamos acelerando o colapso climático e boa parte disso se deve ao consumo cada vez maior de equipamentos e recursos tecnológicos. Estamos condenados ao nosso fim?
  6. Quem me educa? Com maior intensidade, desde o novo milênio jovens passam menos tempo com seus/suas responsáveis familiares. Influenciadores(as) digitais de todas as idades ocupam esse espaço através das telas. Quais os possíveis impactos disso à sociedade do futuro?
  7. Musicalidade. Como as preferências musicais são construídas? O que é de fácil acesso? Por que, apesar de tanta diversidade, algunsestilos, artistas e bandas se sobrepõem, se destacam?

 

ORIENTAÇÕES PARA EDIÇÃO DO PODCAST

O formato do podcast será apenas de áudio. Portanto, as ferramentas de edição deverão ser as mais apropriadas para essa finalidade, ou seja, para edição e tratamento do áudio.

Como exemplo temos:

  • Adacity (ferramenta Open Source e gratuita);
  • Adobe Audition (ferramenta paga);
  • CapCut (ferramenta, parcialmente, gratuita, voltada ao audiovisual) etc.