Um plano de pesquisa é um documento auxiliar à organização processual do pensamento científico. Isto é, ao esquematizar de forma sucinta as definições que nortearão o seu trabalho você também pode ampliar seu olhar para o resultado do seu trabalho científico.
Com este documento elaborado, torna-se mais prático construir a parte escrita de sua pesquisa, assim como desenvolver todos os outros processos mais complexos.
Existe uma vasta literatura e documentos de orientação que apresentam estruturas metodológicas voltadas à escrita de um projeto científico. Podemos adotar como base o livro Fundamentos de Metodologia Científica ( LAKATOS e MARCONI, 2003). clique no link para abrir o PDF.
Contudo, nossa equipe de professores que trabalham com orientação de TCC elaboraram e adotam um modelo de Plano de Pesquisa que recomendamos você a usar. Observe suas estruturas e em seguida faça download do arquivo em formato docx editável.
Tema: Encaixa seu projeto de maneira geral nas áreas do conhecimento. Por exemplo: Tecnologias da Informação e Saúde.
Título do Projeto: É o título de sua pesquisa. Apesar de poder defini-lo logo no início de seu trabalho, esse título pode sofrer alterações até a etapa da pré-banca ou sob orientações de seu ou sua orientador(a).
Tipo de TCC: (Projeto de Intervenção/Artigo Científico/Manual Técnico/Relatório Técnico científico…) Disponibilizaremos um documento elaborado pela Secretaria de Educação da Bahia que contribui para a definição do seu trabalho.
Questão ou Problema Identificado: Esta é a parte principal de sua pesquisa, afinal o problema é o que move a investigação científica. E deve sempre tê-lo como orientação sobre a direção em que sua pesquisa está tomando para que não se perca durante o processo de escrita e investigação.
Justificativa: Normalmente, essa parte entra na introdução de sua escrita, pois trata da apresentação geral, com alguns destaques, acerca da sua pesquisa. Isto tornará mais explícito ao leitor ou à leitora de seu trabalho do que se trata e se lhe é interessante a leitura.
Objetivos são subdivididos em Objetivo Geral e Objetivos Específicos.
Hipótese: Teste ou sequência de testes acerca de caminhos resolutivos ao seu problema. Como isso depende da metodologia adotada, alguns(mas) autores(as) não utilizam, portanto é opcional.
Metodologia: Descrição detalhada dos procedimentos metodológicos e materiais que serão utilizados.
Referencial Teórico: Quais são os(as) autores(as) que você usou como referência em sua pesquisa com uma breve justificativa sobre suas escolhas e citações diretas que as validem.
Resultados esperados ou conclusão parcial: Nem toda pesquisa é conclusiva, portanto é comum adotarmos Conclusão parcial. Nesta etapa da sua pesquisa você deve considerar apresentar os resultados que encontrou, uma síntese do processo e seu posicionamento científico sobre seu trabalho.
Cronograma: Deve definir, ainda na etapa de planejamento da pesquisa, qual será a duração de seu trabalho e suas fases. Isto ajudará você a cumprir os prazos e as tarefas ou ajustar quando for necessário.
Referências: Não adotamos necessariamente o termo “referências bibliográficas”, pois cabe dentro do processo de busca por informações e dados outros formatos além dos textos, como por exemplo, documentários, entrevistas, ilustrações e várias outras linguagens que possam ter contribuído com a sua investigação científica.