Quando falamos sobre os Objetivos (geral e específicos) de nossa Pesquisa (TCC) explicamos que a natureza dessa etapa seria elencar uma série de ações com as quais você estaria comprometido(a) a realizar para dar conta de sua investigação adequada à uma perspectiva acadêmica com metodologia científica.
Independente do tipo de TCC que você irá desenvolver e do produto que será culminante de seu trabalho, seja um artigo científico, um relatório de experiência, uma performance teatral ou ainda um documentário, lembre-se que o principal para assegurar que seu projeto está sob controle e, consequentemente, terá menos chances de falhas, erros e surpresas é você planejar bem cada processo (etapa).
Por esta razão, você deverá elaborar um cronograma de trabalho.
O mais importante é você elaborar um cronograma de trabalho, ainda que seja num caderno. Obviamente que nos tempos tecnológicos em que estamos, utilizar de ferramentas digitais facilita bastante o processo de edição, alterações, ajustes aos quais esse tipo de ação demanda.
Neste sentido, recomendo que você utilize aquela que você tiver mais habilidade, mais familiaridade e disponibilidade. Se você tem acesso ao pacote Office da Microsoft, use a planilha eletrônica Excel. Se não tiver familiaridade, mas ainda tiver acesso ao Office, use o Word mesmo.
De forma alternativa tanto a plataforma Microsoft quanto a plataforma Google, em seus ambientes online, disponibilizam, desde que você crie uma conta “gratuita”, o acesso à versão online de software de edição de texto como o Word ou planilha eletrônica como o Excel.
Lembre-se: planejar é o segredo para evitar as falhas!
Como você tem acompanhado, na construção de nosso aprendizado acerca dos processos de uma produção metodológica e científica, etapa a etapa organizamos e estruturamos nossos pensamentos, conjunto de ideias e aquilo que dele é derivado. Isto assegura uma padronização tanto para a organização, construção e apreciação (leitura e avaliação) da sua pesquisa.
Antes de começarmos a pesquisa organizamos o máximo de informações que temos sobre o que pretendemos fazer. A isto denominamos Projeto de Pesquisa ou simplesmente Projeto.
E elaborar bem um projeto é importantíssimo porque, como já dissemos, é a melhor forma para que você consiga elencar tudo que vislumbra executar e também aquilo que faltou incluir. Já uma etapa de continuidade de trabalho você poderá lançar mão desse método para acompanhar e ajustar suas ações conforme o trabalho se desenvolva e intercorrências aconteçam.
Você deve ter em mente que objetivo é igual a ação a ser realizada. Portanto, é um compromisso com o método de trabalho que será aplicado a sua pesquisa. Por vezes, nos empolgamos e elencamos uma boa quantidade de objetivos específicos para nossa pesquisa, contudo, tenham em mente que o rigor metodológico poderá impor regras e obstáculos ao modo como você terá de fazer cada objetivo específico. Concomitante a isto deve considera a disponibilidade de tempo e de recursos que você tem. Neste sentido, ajuste, adeque ao máximo o seu plano de trabalho e leve em consideração o seu cronograma de trabalho e aquilo que realmente conseguirá cumprir como ação, como objetivo específico.
Um projeto consiste de planejamento sobre as ações que serão realizadas. Para cada ação você e/ou sua equipe terá de realizar algumas atividades. É importante que você(s) faça(m) um levantamento prévio de todas as atividades necessárias para cumprir cada ação (objetivo específico).
Com o desenvolvimento do seu trabalho, revise esse planejamento e avalie se outras atividades não serão necessárias e as inclua em seu cronograma e plano de trabalho. Assim você conseguirá acompanhar melhor o desenvolvimento de cada etapa e ampliar o controle sobre o desenvolvimento metodológico de sua pesquisa.
Cronograma não é enfeite. Não raro, muita gente boa depois que conclui boa parte das ações de trabalho em sua pesquisa elabora um cronograma resultante do que já foi feito. Isto está errado! Você pode dar sorte das coisas se encaixarem, mas com efeito, você deixa passar algo e só irá se deparar com esse problema metodológico quando expuser seu trabalho à avaliação da banca. Evite esse tipo de erro! Planeje, acompanhe, analise cada ação e suas condições reais para executá-las. Antecipe-se e ajuste o que for necessário. Esse processo metodológico é um importante recurso para assegurar os resultados almejados em sua pesquisa. Portanto, não despreze essa etapa.